ImacVocê já deve ter ouvido falar de cirurgia guiada por computador para instalar implantes dentários… De fato, os avanços tecnológicos têm facilitado a vida de muito gente que deseja colocar “dentes novos” na boca, utilizando os implantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para um crescente aumento da expectativa de vida e consequentemente pela demanda de pacientes desdentados totais que, hoje, estima-se alcançar cerca de 6 a 10% da população mundial e poderá chegar a 15% em até 20 anos.

Daí a necessidade de oferecer para esses pacientes, na sua maioria de idosos e com a saúde debilitada, técnicas reabilitadoras mais simples, rápidas, seguras e previsíveis.

A chamada cirurgia guiada para instalação de implantes dentários é um dos frutos da revolução tecnológica experimentada nos últimos tempos, que alcança também a Odontologia, onde uma crescente aplicação de novos recursos oferecem maneiras mais rápidas e seguras de reabilitar os pacientes desdentados.

Como evolução da prototipagem biomédica surgiu o conceito de cirurgia guiada por computador, que funciona como ferramenta de análise diagnóstica, na qual é possível planejar na tela do computador a partir de um programa específico. Num segundo momento, pode ser realizada no paciente a instalação de implantes, sem retalhos cirúrgicos e pontos.

A técnica cirúrgica guiada por computador baseia-se em dados fornecidos por tomografia. Cortes tomográficos da região de interesse são inseridos no programa, que vai definir nesse planejamento o posicionamento adequado do implante. São identificadas na tela do computador, todas as características anatômicas da região em que será realizado o procedimento.

Comparadas à técnica tradicional, a colocação do implante com auxílio do computador apesar de requerer um maior investimento do Cirurgião Dentista, ela propicia ótimos resultados e na maioria dos casos é possível a instalação imediata de uma prótese sobre os implantes.

A busca incessante por cirurgias mais rápidas, precisas e com melhores pós-operatórios, levou ao desenvolvimento de inúmeros programas e equipamentos para a realização dessas “cirurgias guiadas”.

Esta inovação tem sido considerada um sucesso, porque além de permitir a instalação do implante no local ideal, oferece vantagens estéticas e funcionais ao paciente, restabelecendo sua alta estima, num curto espaço de tempo!

Fontes:
Rev. Dental Press Ortodon. Ortop. Facial vol.12 no.5 Maringá Sept./Oct. 2007
Rev. Dental Press Periodontia Implantol., Maringá, v. 1, n. 3, p. 74-86, jul./ago./set. 2007
http://www.saudeoral.pt/

Saiba mais sobre Implantes »